top of page
  • Foto do escritorSónia Godinho

Nas férias, como fica o seu intestino? 😬

Na altura das férias é habitual que altere os seus hábitos alimentares pondendo ingerir alimentos que sinta que o inflama e provoca maior distensão abdominal... de repente temos mais "geladinhos", "pizzas", "bolas de Berlim" 😅🤦🏻‍♀️ a adicionar a este facto ainda temos a mudança ambiental, usar wc's fora da nossa casa pode ser para muitos um desafio e acabam por passar dias a "segurar" a necessidade de evacuar para mais tarde...


Ainda assim, existem pessoas que chegam às férias e de repente começam a ir regularmente ao wc evacuar 🙏, coisa que não acontece no dia-a-dia! Nesta situação, recomendamos vivamente que analise as suas rotinas e considere que cuidados tem de implementar no cuidado ao intestino, que qualidade tem o seu descanso regularmente e apostar em técnicas de gestão de stress e de agenda. Mas voltemos às pessoas que sentem dificuldade neste período. Um clister de água (ou enema) pode ser uma ferramenta preciosa para quem as férias parecem dificultar todo o funcionamento intestinal.

O clister não substitui uma sessão de hidroterapia do cólon: a quantidade de água não se aproxima da utilizada nesta última, não consegue sequer ultrapassar o cólon descendente, não são realizadas alternâncias de temperatura, não se vigia a pressão etc; no entanto, recomendamos que se arme de um saco de enema na sua bagagem, é muito mais prático de utilizar do que imagina e utilize-o caso se sinta mais obstipada, com distensão abdominal ou inflamada (o que pode manifestar-se sob diversas formas, tais como desconforto muscular, articular, vaginal...).


É preferível utilizar a água comparativamente aos laxantes, mesmo os que são à base de plantas pois não deixam de atuar na sua maioria como irritativos. Em caso de recorrer a um laxante procure que seja com um efeito osmótico pois são aqueles que "puxam" muita água para o intestino, e neste caso, reforce essa ingestão hídrica, coma fruta e legumes, mastigue bem, faça jejuns se tolerar, faça exercício físico... e por favor, se é habitualmente obstipado/a e tem algumas das queixas acima referidas, saiba que existe muito que pode fazer para o corrigir e que a relação com o intestino é imensa!


Boas férias ☀️

Deixamos uma pequenina animação, autoria da naturopata Sónia Godinho, de sobre como fazer um clister de água ☺️


(pequenina advertência: em caso de pequenas hemorróidas utilize uma pomada para auxiliar, coloque pequenas quantidades de água e use apenas água fria, use fitoterapia para melhoria da parede venosa; se estiverem sangrantes não faça o clister)



38 visualizações0 comentário
bottom of page