Como o excesso de proteína pode causar inflamação, hiperpermeabilidade intestinal e ansiedade!
- Sónia Godinho

- 27 de abr. de 2022
- 1 min de leitura

Na imagem acima observa alguns dos resultados de um teste de Microbiota Intestinal onde, neste caso, algumas das bactérias proteolíticas se demonstraram elevadas (estas são as que são alimentadas por proteína, e particularmente a proteína de origem animal). Quando em excesso, estas bactérias deixam de ser fisiológicas e comportam-se como patogénicas libertando lipopolissacarideos (LPS) que são considerados uma endotoxina que aumenta a inflamação corporal, provoca dano do tecido intestinal (aumento da hiperpermabilidade intestinal) e aumento de respostas de auto-imunidade com a exposição prolongada. Neste caso, essa hiperpermeabilidade intestinal está mesmo confirmada pela ZONULINA elevada!
Havendo dano tecidular, a glutamina que ingerimos é utilizada na rota da cicatrizacao e não na produção de GABA, ficando reduzida e levando a aumento da sensação de ansiedade.
Lógico não é?
Conclusão: dietas ricas em proteína nem sempre são a melhor opção, temos que analisar e personalizar com dados consistentes!
Se quiser saber mais sobre os testes de analise de microbiota avançada, entre em contacto!
#hidroterapiadocolonportugal #soniagodinhosaude #microbiotaintestinal #microbiomaintestinal #leakygut #hiperpermeabilidadeintestinal #inflamacao #proteina #autoimune #ansiedade #gaba





Comentários