• Sónia Godinho

Como o excesso de proteína pode causar inflamação, hiperpermeabilidade intestinal e ansiedade!



Na imagem acima observa alguns dos resultados de um teste de Microbiota Intestinal onde, neste caso, algumas das bactérias proteolíticas se demonstraram elevadas (estas são as que são alimentadas por proteína, e particularmente a proteína de origem animal). Quando em excesso, estas bactérias deixam de ser fisiológicas e comportam-se como patogénicas libertando lipopolissacarideos (LPS) que são considerados uma endotoxina que aumenta a inflamação corporal, provoca dano do tecido intestinal (aumento da hiperpermabilidade intestinal) e aumento de respostas de auto-imunidade com a exposição prolongada. Neste caso, essa hiperpermeabilidade intestinal está mesmo confirmada pela ZONULINA elevada!


Havendo dano tecidular, a glutamina que ingerimos é utilizada na rota da cicatrizacao e não na produção de GABA, ficando reduzida e levando a aumento da sensação de ansiedade.


Lógico não é?


Conclusão: dietas ricas em proteína nem sempre são a melhor opção, temos que analisar e personalizar com dados consistentes!


Se quiser saber mais sobre os testes de analise de microbiota avançada, entre em contacto!


#hidroterapiadocolonportugal #soniagodinhosaude #microbiotaintestinal #microbiomaintestinal #leakygut #hiperpermeabilidadeintestinal #inflamacao #proteina #autoimune #ansiedade #gaba




18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo